Dados
Razão Social: Associação das Senhoras Cristãs
CNPJ:43.762.442/0001-88
Endereço: Rua Benedita Fernandes nº 445
Cidade: Araçatuba - SP CEP:16050-535
Telefone: (18) 3623-7825
E-mail: hbfernandes@uol. com.br
Site na Internet: www.guiata.com.br/hbf

Formas de Atendimento
Temos 150 Leitos conveniados com o SUS e 10 leitos para Particulares e Outros Convênios.

Os Pacientes só poderão ser internados pelos SUS, após consulta com o médico do Pronto Socorro Municipal ou Ambulatório de Saúde Mental.
Este Médico emitira uma guia de encaminhamento com o numero da Vaga, vez que o controle de vagas é de incumbência do Município, em razão de convênio com o SUS.

Ao chegar ao Hospital Benedita Fernandes, o paciente será atendido pelo Médico Plantonista, que decidirá se poderá confirmar ou não a deliberação da internação, remetido pelo Pronto Socorro Municipal.
No caso da opção pela internação, os familiares serão encaminhados ao Serviço Social do Hospital, que fará um relatório Familiar e Social e orientará os familiares quanto ao atendimento que o paciente receberá enquanto internado.

O Paciente é encaminhado ao Posto de Enfermagem e ficará sob os cuidados deste Setor, com todo acompanhamento médico e psiquiátrico, com como psicológico e alimentar, ainda sendo atendido pelo setor de Terapia Ocupacional.

Tipos de Tratamento
O Atendimento aos pacientes internados é feito através de três Equipes de referência:
Grupo de Morador e Ordem Judicial
Grupo de Transtorno Mental
Grupo de Dependente Químico

Cada Equipe é formada por:
01 Médico
01 Enfermeiro
01 Psicologa
01 Assistente Social
01 Terapeuta Ocupacional ou Professor de Educação Física

Durante toda semana, há uma programação estabelecida pelas equipes, a qual o paciente é inserido:
Grupo de Terapia Ocupacional
Grupos Operativos
Educação Física
Oficinas Terapeuticas
Grupos de Atividades Extra Hospitalares
Atendimento Familiar individual ou familiar, semanalmente
Acompanhamento com médico psiquiatra.

TRATAMENTO ESPIRITUAL
1- As segundas feiras, com inicio as 18;30 horas, atendimento com aulas evangélicas aos pacientes com transtornos mentais, pelo C.E. Varas da Videira.

2- As segundas feiras, com início às 18;30 horas, atendimento com aulas de caráter de elevação da auto estima e princípios evangélicos a pacientes envolvidos com uso de substancias entorpecentes, pelo N.E. Benedita Fernandes.

3- As terças-feiras, com início às 18;30 horas, atendimento com aulas evangélicas aos pacientes com transtornos mentais, pelo C.E. Bezerra de Menezes.

4- As quartas-feiras, com início às 18;30 horas, atendimento com aulas evangélicas aos pacientes com transtornos mentais, pelo C.E. Discípulos de Jesus.

5- As quintas feiras, com início às 18;30 horas, atendimento com aulas evangélicas aos pacientes com transtornos mentais, pelo N.E. Benedita Fernandes.

6- As sextas-feiras, com início às 18;300 horas, atendimento com aulas de caráter de elevação da auto estima e princípios evangélicos e doutrina espírita, pelo C.E. Luz e Fraternidade.

7- Um sábado por mês, atendimento aos pacientes em geral, com festividades e aulas evangélicas, pelo C.E. Grupo da Fraternidade.

Além dos trabalhos diretamente aos pacientes, o Hospital Benedita Fernandes conta com trabalhos da Doutrina Espírita, realizados pelo Núcleo Espírita Benedita Fernandes, em salão próprio do hospital, sendo:

  • Segundas-feiras, com início às 19;20 horas, aulas evangélicas e estudo da Doutrina Espírita, com base nos livros básicos e subsidiários.
  • Terças-feiras, com inicio às 20;00 horas, estudo evangélico em uma semana e trabalho mediúnico na outra semana, intercaladamente.
  • Quartas-feiras, com início às 20;00 horas, estudo evangélico e trabalho mediúnico.
  • Quintas-feiras, com inicio às 19;00 horas, estudo da mediunidade e em seguida, com início às 20;00 horas, trabalho mediúnico.
  • Domingos, com inicio às 10;30 horas, reunião da mocidade espírita, com estudos da doutrina.

Histórico da Entidade
ASSOCIAÇÃO DAS SENHORAS CRISTÃS, mantenedora do HOSPITAL BENEDITA FERNANDES:
Benedita Fernandes, nasceu aos 27 de Junho de 1883, na cidade de Campos Novos da Cunha, SP, sendo filha natural de Maria Josefa Nascimento. Era viúva e possuía uma filha de nome ignorado. Portadora de “doença mental” perambulou pelas cidades da região noroeste do Estado de São Paulo, até fixar-se na cidade de Penápolis-SP, por volta do ano de l920, e em razão das “fortes crises” e na falta de manicômio, foi entregue aos cuidados da Polícia Civil, passando a morar na Cadeia.
Nessa época, depois de uma crise muito forte, ouviu uma voz: "Benedita, se promete consagrar-te inteiramente, aos enfermos e pobres, sairás curada daqui”.

Livre do mal que a perturbava, veio para Araçatuba, e contando com a ajuda de pessoas pobres e humildes- algumas lavadeiras- “levantou casas de madeira para atender crianças e obsediados”.

Aos 06 de Março do ano de 1932, nas dependências do Centro Espírita Paz, amor e Caridade, no bairro Santana, na cidade de Araçatuba-SP, aconteceu à fundação da “ASSOCIAÇÃO DAS SENHORAS CRISTÃS’, cuja primeira Diretoria ficou assim constituída”:

PRESIDENTE: BENEDITA FERNANDES
SECRETÁRIO: MANOEL GONÇALVES
TESOUREIRO: MARIA BOGALHO GONÇALVES.

Estavam presentes ao ato, entre outros, Dr. Jovelino Camargo, André Risólia, José Ramos da Silva, João Teixeira, Gedeão Fernandes de Miranda, Francisco Chinaglia, Eugênia de Amorim, Rosalia Martins, Florentino Blanco e José Maximiliano.

A Associação contava com a ‘CASA DA CRIANÇA’ e o ‘ASILO Dr. JAIME DE OLIVEIRA’, este para atendimento de doentes mentais.
Em 0l de Novembro de l933, foi inaugurado o prédio próprio da “Associação das Senhoras Cristãs”, à Rua Newton Prado nº 178, atendendo de início, crianças necessitadas e a doentes mentais.

Dinâmica, Benedita Fernandes, ampliou o seu trabalho de assistência aos pobres, inaugurando em l9.04.l943, o “ALBERGUE NOTURNO DR PLÁCIDO ROCHA’. Logo depois surgiu a ‘ ESCOLA MISTA DO ABRIGO JOÃO DE DEUS” e a ‘ESCOLA DR. VALADÃO FURQUIM’. A essa época, contava com a colaboração, também da dona Judith Machareth, na qualidade de professora.

Para levar adiante tais empreendimentos, Benedita Fernandes recorria à sociedade Araçatubense, além de autoridades Regionais, visto que gozava de grandes prestígios e respeito.

Dentre seus admiradores, incluíam-se Fernando Costa e Adhemar de Barros, Governadores do Estado de São Paulo.

Benedita Fernandes faleceu às 01h30min horas de 09.10.l947, vitima de colapso cardíaco, na sede da Associação por ela criada. Em razão de seu desencarne, foi substituído na presidência da Associação pela Sra. Maria Bogalho Gonçalves.

Após seu falecimento, o Asilo Dr. Jaime de Oliveira transformou-se no Sanatório “BENEDITA FERNANDES, em uma justa homenagem a sua fundadora. Hoje é conhecido por HOSPITAL BENEDITA FERNANDES, cuidando de doentes mentais e toxicômanos, em convênio com o SUS, dispondo de 150 leitos e outros 10 apartamentos particulares e para convênios médicos.

Atualmente a Instituição possui uma equipe especializada de funcionários, nas mais variadas áreas da saúde mental totalizando 109 funcionários.

Conta com a colaboração de uma equipe de VOLUNTÁRIOS para eventos beneficentes e para atendimentos aos pacientes, na parte musical, entretenimento, combate ao alcoolismo( AA), etc.

Dentre os pacientes, muitos, cerca de 40 são moradores, alguns com mais de 20 anos na Instituição. Recentemente foi inaugurada uma casa, denominada “CASA DO ABRIGADO”, separada , em terreno junto ao Hospital, construída com recursos obtidos pelos Voluntários, para 04 moradoras, já em situação de reintegração social.

Em meados de 1985,um grupo de espíritas, vindo de diversas Casas Espíritas, iniciaram aulas e evangelização a pacientes e aberto ao público. Passado alguns anos, resolveu-se separar os trabalhos, ou seja, começou-se a fazer das 19 às 20 horas, explanação evangélica aos pacientes e a partir das 20 hora, estudo sobre o Livro dos Espíritas, por módulos para o público e colaboradores. Anos depois ficou difícil a participação dos colaboradores e o estudo foi paralisado, ficando apenas os trabalhos para os pacientes.

Aos 29 de Abril de 1997, como Departamento da Associação das Senhoras Cristãs, foi reinaugurado os trabalhos Espíritas,para o público e colaboradores, com um grupo de pessoas coordenados pelo Dr. Luiz Carlos Barros Costa, então Delegado Regional de Polícia de nossa cidade, grupo este que passou a denominar-se ‘ NÚCLEO DE ESTUDOS E ASSISTÊNCIA ESPÍRITA BENEDITA FERNANDES’, com reuniões às Segundas-Feiras, para estudo do Livro dos Espíritos e as quintas-feiras, para estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo, conforme será informado nos itens abaixo.

O Centro Espírita onde se reuniu Benedita Fernandes, para a fundação da Associação das Senhoras Cristãs, não tem o local conhecido, embora algumas pesquisas já realizadas neste sentido. Acreditamos que seria em alguma casa de familiares residente no bairro.

Os dados acima são extraídos do livro “A Dama da Caridade” de César Perry de Carvalho.

Após sua morte, o sanatório continuou sua meta - assistência ao portador de transtorno mental - e veio acompanhando as mudanças ocorridas na área de saúde mental.

Em sua homenagem o Sanatório passou a ser denominado de “SANATÓRIO BENEDITA FERNANDES”, ATUALMENTE O HOSPITAL BENEDITA FERNANDES.

A saúde Mental, desde o fim do século XVIII vem questionando a forma de tratamento, começando a abordar de forma mais específica e adequada do ponto de vista médico, a doença e o doente.

A psiquiatria que surge no século XIX tem seu principal espaço no hospital psiquiátrico. Por cerca de 100 anos a internação hospitalar acompanhada posteriormente de tratamento farmacológico, sustentou o atendimento ao doente mental no Brasil. A mentalidade da época era de vigiar os internos, segregando-os à internação.

Na década de 60, meados do século XX, começa-se a questionar esta mentalidade, despertando o pensamento para se investir mais no atendimento ao doente mental em regime ambulatorial. A ênfase passa a ser a ação preventiva e multidisciplinar , ocorre uma aproximação da psiquiatria com outras áreas como a psicologia, serviço social e terapia ocupacional. Cada vez mais se passa a usar o termo Saúde Mental nas propostas de trabalho.

As questões de saúde mental são reflexos da política vigente do país; na década de 70 a política de saúde adotada era a hospitalização que no caso da saúde mental se trata da internação asilar. Já na década de 80 inicia-se o movimento anti-manicomial lutando por uma psiquiatria sem hospício, visando uma revolução nos atendimentos dispensados ao doente mental e priorizando o tratamento extra hospitalar.

O tratamento nos hospitais assume um caráter humanizado, visando à remissão breve dos sintomas e reintegração do doente mental no seu meio social.

Atualmente a política que direciona o atendimento à Saúde Mental no país, proíbe a construção de novos hospitais psiquiátricos, prioriza menor permanência no hospital em prol do tratamento ambulatorial e valoriza a humanização dos hospitais.

O Hospital Benedita Fernandes acompanhou todos esses momentos sempre se adequando às mudanças; hoje, visamos um atendimento humanizado desenvolvendo ações que propiciem a melhora do usuário, a tomada de consciência em relação à patologia bem como sua reintegração social, para que assim, continue seu tratamento nos serviços extra hospitalar oferecidos pelo município.

Diretoria Atual
CONSELHO DELIBERATIVO:
DR. JOSÉ CARLOS TEIXEIRA- PRESIDENTE
DR. OSWALDO LUIS GOMES – CONSELHEIRO
DR. JAIME JOSÉ DA SILVA - CONSELHEIRO
DRA. ANA LUCIA DE SOUZA MARQUES – CONSELHEIRA
DR. IZANILDO BARBOSA – CONSELHEIRO
DR. ALMIR JONAS DE POLI- CONSELHEIRO
ELOI LOURENÇO FILHO – CONSELHEIRO
JOAO SERAFIM VIEIRA- CONSELHEIRO
SUELY APARECIDA DA SILVA MENDES- CONSELHEIRO

DIRETORIA EXECUTIVA:
Aparecido Hércules Gimael – Provedor
Paulo José Boscaro – Vice Provedor
Claudenil Luiz de Almeida – Tesoureiro
José Pedro Soto Ayres – Secretário,

CONSELHO FISCAL:
Ataliba Mendonça Júnior-
Leonam Mendes de Lima
Evandro Ferreira e Silvas
Darci Navarro Baptista-Conselho Fiscal.

Recebimento de Contribuições
Banco do Brasil S/A, Ag. 0179-1, C/C 4.480-6

Responsável pelas Informações
Solange Saffioti - Assistente Social, Eunice de Almeida-Contadora e Dr. Paulo José Boscaro - Vice Provedor.

OUTRAS INFORMAÇÕES:
Biografia de Benedita Fernandes:
www.feparana.com.br/biografias/benedita_fernandes.htm


Fotos


Hospital Benedita Fernandes



Benedita Fernandes (centro)



Atividades no Setor de Terapia Ocupacional