Carta do Encontro das Associações Médico-Espíritas da Região Sudeste 2010

Nós, profissionais de saúde diretamente vinculados às AMEs da Região Sudeste, reunidos em Belo Horizonte, nos dias 03 e 04 de julho de 2010, vimos apresentar as nossas principais conclusões após os estudos nos grupos de discussão:

1) A terapêutica espírita está fundamentada nos ensinamentos da Codificação Espírita e nas obras subsidiárias, em especial nas de André Luiz e Emmanuel, e pode ser assim especificada:
a. Oração
b. Meditação
c. Fluidoterapia (através do passe e da água fluidificada)
d. Intervenções terapêuticas espirituais com ou sem a atuação mediúnica. Nos casos em que há intermediação do médium de cura, não são aceitas as condutas invasivas, as que utilizem instrumental cirúrgico, devendo-se respeitar igualmente as limitações éticas dos conselhos profissionais e da própria filosofia espírita.
e. Terapias desobsessivas
f. Evangelhoterapia associada à prática do bem.

2) Existem várias outras terapêuticas que se aproximam ou interagem com as terapias espíritas, que merecem ser estudadas para que se chegue à compreensão de seus mecanismos e de sua validade efetiva.

3) As AMEs devem buscar parcerias com instituições espíritas idôneas a fim de que, juntas, possam contribuir para a saúde integral da população e , ao mesmo tempo, favorecer a abertura de campos de pesquisa científica aos grupos vinculados ao novo paradigma que integra Saúde e Espiritualidade.

4) Constituem objetivos fundamentais das AMEs: o estudo abrangente dos ensinamentos espíritas e, em particular, dos aplicados à Medicina; o desenvolvimento de pesquisas científicas que os comprovem; a divulgação dos mesmos; mas sobretudo, a prática da medicina em sua abordagem humana e espiritual.

Belo Horizonte, 04 de Julho de 2010.

Associação Médico-Espírita do Brasil
Associação Médico-Espírita Carioca
Associação Médico-Espírita de Campinas
Associação Médico-Espírita do Distrito Federal
Associação Médico-Espírita do Estado do Espírito Santo
Associação Médico-Espírita de Friburgo
Associação Médico-Espírita de Minas Gerais
Associação Médico-Espírita de Niterói
Associação Médico-Espírita de Ribeirão Preto
Associação Médico-Espírita da Região do ABC Paulista
Associação Médico-Espírita de Santos
Associação Médico-Espírita de São Paulo
Associação Médico-Espírita de Sorocaba
Associação Médico-Espírita de Volta Redonda

Informe seus dados de acesso

Já é Assinante Ame+?
OU