Departamento de Saúde Mental

COORDENAÇÃO
ALEJANDRO VERA (MÉDICO PSIQUIATRA – AME-OSASCO / SP)

NÚCLEO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA
EDSON CARDOSO (MÉDICO PSIQUIATRA – AME-SANTO ÂNGELO / RS)

GRUPO DE TRABALHO
EMILY MUNHOZ (MÉDICA PSIQUIATRA – AME-OSASCO / SP)
RAFAEL LATORRACA (MÉDICO PSIQUIATRA – AME-SÃO PAULO / SP)
LEANDRO NUNES (MÉDICO PSIQUIATRA – AME-SÃO PAULO / SP)
ALAN DELLA BELLA (PSICÓLOGO – AME-OSASCO / SP)
MARCUS RIBEIRO (ACADÊMICO DE MEDICINA – AME-MINAS GERAIS)


A doutrina espírita, em seu tríplice aspecto (Ciência, Filosofia e Religião), tem sido utilizada como um verdadeiro hospital de almas. O número de pessoas doentes é cada vez maior e os atendimentos realizados no socorro aos problemas de saúde mental, superam muitas instituições hospitalares e de cuidados específicos de nosso país. Essa demanda enorme apresenta alguns vilões que se constituem nos grandes fluxos de atendimento espiritual, que sejam o uso abusivo de álcool e outras substâncias e o índice, cada vez maior, de suicídios ou ideação suicida.

Diante disso, torna-se mister, uma ferramenta de auxílio para melhorar essa realidade. Não somente para o atendimento e a elucidação das queixas, mas para produzir redução desses problemas por ações preventivas. Essa quantidade significativa de acometidos por doenças mentais, tem se constituído uma questão de relevância social e entendemos que a Associação Médico-Espírita tem uma inclinação missionária na continência dessa problemática.

O Departamento de Saúde Mental toma, assim, como responsabilidade primordial uma atuação preventiva com esse público e quer assumir o compromisso de apresentar propostas práticas para serem replicadas em todas as casas espíritas e organizações de cuidados, que se justifica na criação de metodologia de trabalho para além do convencional ou das práticas adotadas atualmente. Dessa forma, Prevenção ao Suicídio; Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Substâncias e a elaboração de um Compêndio em Psiquiatria e Espiritismo são projetos do Departamento de Saúde Mental da AME-Brasil.

No próximo dia 10 de Setembro, dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, será realizado, na cidade de Osasco/SP, o “Seminário de Valorização da Vida”. Veja abaixo a programação e participe desse momento, realizando sua inscrição no site www.ameosasco.org. Curta nossa página no facebook e fique por dentro dos eventos realizados (facebook.com/saudemental2016).
















Textos

  • Medicina não reconhece obsessão
  • Pensando a Dependência Química
  • Psiquiatria e espiritismo