Paraná sem aborto

Há doze anos, a Federação Espírita do Paraná e a Associação Médico-Espírita do Paraná lançaram para todo o Estado a Campanha “Vida, sim à Gravidez – Não ao aborto”, no Auditório do Teatro com a presença dos representantes de todas as URES.

Esta campanha tem como objetivos o esclarecimento e a orientação 1 – dos adolescentes quanto à gravidez precoce e indesejada e ao aborto intencional e criminoso; 2 – da prática do sexo com responsabilidade, assumindo-se os riscos e suas conseqüências; 3 – das mulheres com intencionalidade de abortamento e 4 – das que abortaram, todavia jamais interferindo no livre arbítrio da gestante, procurando sempre através da terapia do amor, valorizar a vida.

A campanha ficou alicerçada nos conceitos expressos por dois benfeitores da humanidade:

Francisco Cândido Xavier, afirmou: “Se o aborto for aprovado no Brasil, acarretará um carma coletivo de muito sofrimento e de difícil solução”.(1)

Da corajosa mensagem da Madre Tereza da Calcutá à Conferência da ONU, quando disse: “O maior destruidor da Paz no mundo hoje é o aborto. Ninguém tem o direito de tirar a Vida: nem a mãe, o pai, o médico, a conferência ou o governo”.(1)

Steve Jones, professor de genética da University College de Londres e diretor do Galton Labororatory afirma que há cento e cinquenta milhões de gestações por ano no mundo, quarenta por cento é abortada (2), isto representando sessenta milhões de homicídios.

A Doutrina Espírita é expressamente contra o aborto, e o considera um crime hediondo, esclarecendo que a vida começa na fecundação.

Este conceito fica reforçado pelos grandes mestres da Embriologia, da Genética e da Biologia.

Assim, para Karl E. von Baer, 1827, pai da Embriologia Comparada: “A vida humana inicia na concepção”(3)

Os autores Moore e Persaud (2000, p. 2) consideram que o “desenvolvimento humano é um processo contínuo que se inicia quando o ovócito de uma mulher é fertilizado pelo espermatozóide do homem”(3)(4).

O Embriologista Lewis Wolpert – pai da embriologia moderna chega a afirmar “o momento que o ovo começa a dividir-se é o MOMENTO mais importante da nossa vida, pois é a partir daí que se define o nosso destino” (5).

Jerôme Lejeune, médico geneticista e pai da Genética Moderna considera que “desde a fecundação do óvulo pelo espermatozóide, existe um ser humano, com seu principio vital próprio e de todas as informações que caracterizam um autêntica pessoa humana” A fecundação é o marco da vida(6).

A Bióloga e professora de Bioética (Roma) Anna Giuli, menciona: “um novo indivíduo biológico humano, original a todos os exemplares de sua espécie, inicia o seu ciclo vital no momento da penetração do espermatozóide no óvulo”. Acrescenta, “a fusão dos gametas marca a constituição de uma nova individualidade biológica, quantitativamente diferente dos gametas que o geraram”(7).

Dr. Bernard N. Nathanson, foi diretor da maior clínica de aborto do mundo, Centro de Saúde Sexual (Cranch), a leste de Nova York, onde atuavam 35 médicos, eram realizados 120 abortos por dia. Em 1972, quando deixou a direção da Clínica, 60 mil abortos haviam sido realizados sob suas ordens, cinco mil deles feitos por ele, pessoalmente.
Naquele ano, assumiu cargo de diretor do Serviço de Obstetrícia do Hospital São Lucas de Nova York, local em que implantou o serviço de Medicina Fetal que realiza 50 tipos de cirurgia no interior do útero, com a finalidade de salvar e favorecer a vida do feto.
“Esta prática convenceu-o de que o feto é um ser humano, com todas as suas características que deve desfrutar de “todos os privilégios e vantagens como qualquer outro cidadão”. Ficou convencido que o aborto é “ato deliberado de destruição, um crime” (2)
Autor do filme: o grito silencioso – um aborto visto através do ultrassom.

Mesmo com todos estes conceitos, muitos médicos duvidam do início da vida na fecundação e tentam justificar em outros momentos como: 1- nidação, 2 – com o bater coração, 3 – quando o feto deixa de ser embrião, 4 – com a manifestação do sistema nervoso, 4 – com a consciência de si próprio (18 meses de vida – intrautero) (contestado) – 18 meses) ou finalmente, 5 – com o nascimento (sem fundamento).

O ciclo da vida para a ciência é: “nascer, crescer, reproduzir e morrer”. A vida é uma única experiência.

O ciclo da vida para a ciência espírita: “nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal e a lei”. Várias experiências.

Vamos a alguns fatos, nos quais a medicina salvou vidas:

Lina Medina – Peru – engravida com 4 anos e 8 meses, submetida à cesárea com 5 anos e 7 meses. Nasceu seu filho Gerardo Medina, em 14 de maio de 1939 (8).

Chris Biblis portador de leucemia em 1986, aos 16 anos congelou seu esperma e após 22 anos em 2008, através da fertilização in vitro, sua esposa Melorie engravida e nasce sua filha Stella em 22 de fevereiro (9).

Samuel Alexander Armas nascido em 2.12.1999 foi submetido à uma cirurgia intra útero com 21 semanas em Nashville para corrigir anomalia – espinha bífida com sucesso e hoje com mais de 12 anos, apresenta vida normal (10).

Madeleine Mann nasceu nos Estados Unidos com 280 gramas e hoje está com 22 anos (11).

Amillia Taylor – Revista Veja – 28 de fevereiro de 2007 – o bebê mais prematuro do mundo, 284 g, recebe alta depois de 4 meses na incubadora, agora com 2 kg, no dia 21, em Miami (12).

Melinda Estrela Guido, nasceu em Los Angeles em 30 de agosto de 2011, com 269 g (13).

A CAMINHO DE CASA – A Folha de S. Paulo, em seu caderno saúde – publica a foto e descreve, aos cinco meses, Melinda Guido recebe alta em Los Angeles: nascida com 270 g, ela é o terceiro menor bebê a sobreviver já registrado até hoje (14).

É a ciência médica preservando a vida, o bem maior!

A grande pergunta é: por que a medicina que tenta salvar vidas como os exemplos já descritos, aprimora técnicas para a realização de abortos?

É um absurdo!

A luta em favor da vida e contra o aborto se desenvolve nos meios religiosos e os Espíritas da FEB, da Associação Médico-Espírita do Brasil e outras estaduais, da Associação dos Magistrados Espíritas – ABRAME, juntos com entidades católicas e protestantes procuram sensibilizar os políticos para que não haja a aprovação no Brasil do crime hediondo – o aborto (mesmo no anencáfalo).

E, para surpresa da nação brasileira, a Presidente da República, Dilma Roussef nomeia para ocupar o cargo de ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, a socióloga Eleonara Menicucci, que mesmo antes de assumir “promete defender o aborto e já relatou ter se submetido à prática por duas vezes”. (15)
Criticou a falta de médicos nos serviços que fazem aborto legal no Pais. (16)

Provavelmente a ministra irá incluir na lista de qualificações, médicos “aborteiros” para o serviço público.

Estamos em frente a uma nova grande luta!

A grande nação espírita do Paraná procurará através da CARTA DO PARANÁ, elaborada na XIV Conferencia Estadual Espírita pela Federação Espírita do Paraná, AME-PARANÁ – Associação Médico-Espírita do Paraná, ABRAME – Associação dos Magistrados Espíritas do Brasil e a Campanha “VIDA SIM” – de Maringá sensibilizar toda a população e os políticos, neste ano de eleições para que reflitam sobre o grande tema.

Por nossa vez, na hora do voto nas próximas eleições devemos ter a certeza que não estamos elegendo um candidato que venha aprovar o aborto.

As nossas preces, para a nova ministra, que ela tenha consciência de seus atos.

 

 

1 – Vida, sim à gravidez/Laércio Furlan organizador – Curitiba: Associação Médico-Espírita do Paraná, 1999.
2 – A vida contra o aborto – Dez perguntas e respostas sobre a origem da vida e a natureza do embrião – Marlene Nobre – FE Editora Jornalística Ltda.
3 – O direito à Vida e a Questão do Aborto – disponível em www.portaldafamília.org/artigos/artigo400.shtml
4– Embriologia Clínica – Moore e Persaud – 5ª. Edição.
5 – Questões polêmicas: Projeto matar outras cartas. Disponível em www.ghente.org.questões_polêmicas/cartas_enviadas
6 – O testemunho do Dr. Jerôme Lejeune – dispon ível em www.portaldafamilia.org/artigos/121.shtml
7 – Inicio da vida humana individual. Bases biológicas e implicações bioética – Anna Giuli – disponível em http://aborto.aaldeia.net/iniciodavida.htm
8 – Lina Medina – disp. em pt.wikipedia.org/wiki/lina_medina
9 – Chris Biblis – disp. em http:www.mahalo.com/chris_biblis
10 – Samuel Armas – disp. em randomnetstuff.com/page/Samuel
11 – Madelleine Mann – em www.google.com.br/#pq=madeleine
12 – O bebê que não deveria viver – Revista Veja – 28 de fevereiro de 2007 – edição 2041
13 – Um milagre médico representa dilema ético – Melinda Guido – disponível em articles.latimes.com
14 – A CAMINHO DA CASA – Melinda Guido – Folha de S. Paulo – 3ª. Feira – 24 de fevereiro de 2012.
15 – Nova ministra defende direito ao aborto – Folha de S.Paulo – terça feira – 7 de fevereiro de 2012
16 – Divulgação para toda a imprensa brasileira.

Carta do Paraná

 

Deixe um comentário

Informe seus dados de acesso

Já é Assinante Ame+?
OU