CAMPANHA NACIONAL PELA VIDA AJUDA A ELEGER
33 PARLAMENTARES COMPROMETIDOS COM A
DEFESA DA VIDA

Até o dia 01 de outubro, dia das eleições, o site da Campanha Nacional Pela Vida – Brasil Sem Aborto havia completado 32 dias no ar. E nesse período o site contou com quase 40 mil acessos. Esse índice, segundo técnicos da área é, sem dúvida, um sucesso, levando em consideração um período bastante pequeno. Na verdade, esse sucesso deve-se ao trabalho das coordenações dos comitês estaduais que trabalharam incessantemente para que alcançássemos este resultado. Tivemos um pouco mais de dois meses e meio para realizar o trabalho de implantação dos comitês em 13 Estados da federação e estabelecer a articulação política de identificação dos candidatos e o comprometimento deles com a Campanha Brasil Sem Aborto. Fizemos uma Campanha afirmativa no sentido de chamar a atenção dos eleitores para aqueles candidatos que, efetivamente, assumiram compromisso de cerrar fileiras na luta contra a legalização do aborto.

A Câmara dos Deputados teve uma renovação de 46 % e isso representa 235 novos deputados e deputadas. A primeira grande tarefa da Frente Parlamentar em Defesa da Vida – Contra o Aborto será a de verificar o percentual de parlamentares que são contra a legalização do aborto no Congresso Nacional. Isso será feito, segundo o Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida, Deputado Federal Luiz Bassuma-PT/BA, reeleito, “com a máxima urgência, uma vez que, faz-se necessário recompor a Frente Parlamentar para continuar a realizar o seu trabalho de articulação política dentro do Congresso Nacional, com o objetivo de barrar toda e qualquer proposição legislativa que tenha como escopo legalizar ou descriminalizar o aborto em nosso país”.

A Campanha Nacional Pela Vida – Brasil Sem Aborto é permanente e, nesse sentido, já tem encontro marcado de sua Coordenação Nacional com as Coordenações dos Comitês Estaduais para estabelecer o seu novo plano de trabalho na defesa da vida – desde a concepção, mantendo, evidentemente, o seu foco no tema do aborto e dentro dos princípios já instituídos de ser uma campanha supra partidária, democrática e aberta a todos que quiseram contribuir.

Agradecemos a todos que nos ajudaram na divulgação do nosso trabalho contribuindo para o sucesso que até aqui alcançamos. E esperamos continuar merecendo este apoio de todos os que acessarem o site da Campanha Nacional Pela Vida – Brasil Sem Aborto.

O resultado de todo esse esforço está na contribuição que demos à eleição de 33 parlamentares para o Congresso Nacional, sendo 32 deputados federais e 1 senadora, que assumiram compromisso público com a defesa da vida desde a concepção. Também contribuímos para a eleição de 4 parlamentares estaduais, conforme demonstram as tabelas abaixo. Ressaltamos que estes candidatos eleitos fizeram parte das listas de candidatos publicados em nosso site, mediante assinatura de um Termo de Compromisso com a Campanha. No que diz respeito aos reeleitos, o critério foi o mesmo à exceção dos que já participam da Frente Parlamentar em Defesa da Vida – Contra o Aborto. Aderiram à Campanha 10 candidatos (as) aos Senado Federal, 108 candidatos à Câmara dos Deputados e 67 às Assembléias Legislativas e à Câmara do Distrito Federal, totalizando 185 candidatos. Confira a lista completa em www.brasilsemaborto.com.br

Jaime Ferreira Lopes
Coordenador Nacional