A Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil) foi fundada em São Paulo, dia 17 de junho de 1995, durante a realização do Mednesp-95 - 3º Congresso Nacional de Médicos Espíritas - realizado pela Associação Médico-Espírita de São Paulo instituição pioneira que existia desde 30 de março de 1968.

Até 1991, quando se iniciaram os encontros nacionais bienais, somente existiam a AME São Paulo e a Associação Mineira de Medicina e Espiritismo (AMME), fundada a 18/4/1986; a partir de então, fundaram-se outras, em vários Estados do Brasil, possibilitando o surgimento da entidade federal, com a adesão, em 1995, de 9 instituições. Hoje, são 28, incluindo-se as estaduais e regionais.

Para o período 1995/97, foram eleitos:
- Presidente: Dra. Marlene Rossi Severino Nobre (AMESP) médica ginecologista, com especialização em prevenção do câncer;
- Vice-presidente: Dr. Roberto Lúcio Vieira de Souza (AMEMG) médico psiquiatra;
- Secretário: Dr. José Eldon Barros de Alencar (AME-CE) médico cardiologista;
- Tesoureiro: Dr. José Nilson Nunes Freire (AME-Baixada Santista) médico homeopata.

A foto mostra os participantes do 1º encontro de médicos pró-fundação da Associação Médico-Espírita de S. Paulo, em 13 de janeiro de 1968, no Sanatório Antonio Luiz Sayão, em Araras, acompanhados de advogados e simpatizantes. Entre os presentes : Antonio Ferreira Filho, Eurico Branco Ribeiro, Wilson Ferreira de Melo, Marlene e Freitas Nobre, Pedro O. Mundim e sra, Alberto Lyra, Luiz Monteiro de Barros, Reynaldo Kuntz Busch, Adroaldo Modesto Gil, Ary Lex, Roberto Brólio, Hércio Arantes, Ney Coutinho, Spártaco Ghilardi, Pedro Severino Jr., Eurípedes de Castro, Elpídio Almeida Campos e outros.Após essa reunião, a entidade foi fundada em 31/3/1968, no auditório do Hospital S. Lucas, na capital.

PRESIDENTE
Marlene Nobre
(ginecologista com especialização na área de prevenção do câncer)

VICE-PRESIDENTE
Roberto Lúcio V. de Souza
(psiquiatra)

 

SECRETÁRIO
José Roberto Pereira dos Santos

(reumatologista e intensivista)

TESOUREIRA
Dra Márcia Regina Colasante Salgado
(pneumologista, AME-Santos)