SANATÓRIO ESPÍRITA DE UBERABA - SEU

- Dados
- Formas de Atendimento
- Tipos de Tratamento
- Histórico da Entidade
- Diretoria Atual
- Recebimento de Contribuições
- Responsável pelas Informações e Data
- Fotos
- Entrevistas

Dados
Razão Social: Sanatório Espírita de Uberaba
CNPJ: 25.445.347/0002-50
Endereço: Rua José Clemente Pereira, 250
Cidade: Uberaba Estado: Minas Gerais CEP: 38015-240
Telefones: (DDD34) Número: 33121869
E-mail: sanatório.rh@terra.com.br
Home Page na Internet: Não tem
Topo

Formas de Atendimento
99% das internações ocorrem através do SUS – Sistema Único de Saúde. O hospital busca instrumentalizar-se para fazer também atendimentos particulares como forma de atenuar seu déficit financeiro. São 83 cidades da região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, com população de aproximadamente dois milhões de habitantes, que tem o SEU como hospital-referência para tratamentos psiquiáticos.
Topo

Tipos de Tratamento
O tratamento que é Bio- Psíquico- Social e Espiritual envolve: biológico-medicamentoso; Psicoterápico individual e grupal; expansão social do usuário e terapêutica espiritual.

O TRATAMENTO ESPIRITUAL: Diversos grupos de casas espíritas da cidade de Uberaba se reúnem com os pacientes durante todos os dias da semana, desenvolvendo atividades que envolvem explanação do Evangelho, aplicação de passes e distribuição de água fluidificada. Também são realizadas reuniões mediúnicas onde também participam diversos funcionários do hospital.
Topo

Histórico da Entidade
É um departamento do CEU - Centro Espírita Uberabense que foi fundado em 09 de janeiro de 1911. Por volta de 1917, Dona Maria Modesto Cravo, que tinha um ano de casada com Nestor Cravo, teve a mediunidade desabrochada em difícil processo obsessivo. Á época moravam em Belo Horizonte. Buscou ajuda de Euripedes Barsanulfo que a atendeu, se equilibrou e começou a trabalhar na casa dirigida pelo grande apóstolo de Sacramento. Mudando-se para Uberaba se engajou no CEU que fundou em 1919 o Pronto Socorro Bezerra de Menezes que dava atendimento assistencial aos necessitados. Como haviam muitos portadores de doenças psiquiátricas foi cogitada a construção do hospital cuja inauguração se deu a 31 de dezembro de 1933, ocorrendo a fusão dele com o Pronto Socorro. O Centro Espírita Uberabense continuou e continua na sua sede, na Rua Barão de Ituberaba, 449, Bairro Estados Unidos, Uberaba/MG, como mantenedor do Sanatório. Dona Maria Modesto Cravo (Uberaba/MG 16/04/1899 – Belo Horizonte 08/08/1964) e Dr. Inácio Ferreira de Oliveira (Uberaba/MG 15/04/1904 – 27/09/1988) foram os grandes baluartes do SEU.
Topo

Diretoria Atual
Presidente: Sônia Maria Barsante Santos
Diretor Clínico: Dr. Eurípedes Balçanulfo Rezende
Diretor Administrativo: Márcio Roberto Arduini
Topo

Recebimento de Contribuições
PRINCIPAIS NECESSIDADES: O hospital, com cerca de 160 pacientes e 100 funcionários, tem lutado com muitas dificuldades para honrar seus compromissos. Necessita de reforma, da construção de uma ala para pacientes particulares como forma de obter algum rendimento e uma sala adequada para abrigar o acervo do Dr. Inácio Ferreira e documentos históricos do sanatório, presentemente em situação bastante precária.
Topo

CONTA PARA RECEBIMENTO DE DOAÇÕES
Banco: Caixa Econômica Federal, Agência 1538, C/C 501.171-2

Responsável pelas Informações em 07/08/2006
Márcio Roberto Arduini, Diretor Administrativo.

OUTRAS INFORMAÇÕES:
http://www.universoespirita.org.br/guaruja/9_maria_lucena.htm
http://www.universoespirita.org.br/texto/NovosRumos.htm
http://www.universoespirita.org.br/texto/INACIOFERREIRA.htm
Topo

Fotos


Dr. Inácio Ferreira

 


Sanatório Espírita de Uberaba

 


Pintura realizada por um paciente

Topo

Entrevistas
ENTREVISTA FEITA COM O DR. INÁCIO FERREIRA PELO DR. ELIAS BARBOSA, NO ANO DE 1970

1 – Como foi, Dr. Inácio, que o senhor se tornou espírita?

Pela recusa de vários médicos em atender a responsabilidade do funcionamento do Sanatório Espírita de Uberaba, na década de trinta – perante as autoridades e a sociedade – pelo prejuízo que poderia acarretar as suas clínicas, aceitei o convite, com decisão e desprendimento. Não conhecia e nada entendia do Espiritismo. Na véspera da inauguração do Sanatório por intermédio de Da. Maria Modesta, então, diretora administrativa, recebi 02 livros com dedicatória do Dr. Bezerra de Menezes:
1 – Evangelho de Kardec
2 – Código Penal Brasileiro aos quais pouco liguei.
Somente 1 ano mais tarde, após inúmeras observações de casos maravilhosos de cura no Sanatório, sem que minha ciência materialista e minha terapêutica para isso contribuíssem, tive a curiosidade despertada para aqueles 2 códigos – Divino e Humano. Lendo o 1º, deparei com os conhecimentos vedados pela cortina materialista que vieram à tona do raciocínio, como despertos pelo passado de outras reencarnações. Revolvi as demais obras espíritas como espécie de recordação.
Desperto, com a leitura e a experiência, até então, procurei ver e sentir, mais de perto os trabalhos de curas e doutrinações, rendendo-me à maravilha da 3ª revelação, entregando-me de corpo e alma, ao estudo, experiências e conseqüentes resultados através de artigos, conferências e livros.

2 – De sua valiosa bibliografia, quais os livros que foram traduzidos para outros idiomas? Para que línguas foram vertidos?
“Espiritismo e Medicina”, para o Espanhol, “A Psiquiatria em Face da Reencarnação” para o Inglês e inúmeros artigos para o Francês, Italiano, Grego, Holandês, Principalmente transcrições de partes do “Novos Rumos à Medicina” do qual estou terminando o 3º volume para ser traduzido e publicado na Inglaterra.


O QUE DIZ DONA APARECIDA CONCEIÇÃO FERREIRA (DONA CIDA) SOBRE DR. INÁCIO FERREIRA

“Dr. Inácio foi um grande homem, muito bom, ótimo conselheiro. Ele vinha muitas vezes visitar a gente, conversava com os doentes, dava passe. Tinha o costume de se sentar com as pernas cruzadas e fazer seu cigarrinho. Sua presença foi muito importante em minha vida e para o nosso trabalho”.
(Para Ismael Gobbo, Lar da Caridade, Hospital do Fogo Selvagem, Uberaba/MG, 04/08/2006).
Topo