Departamentos Acadêmicos no Brasil

Departamento Acadêmico de Alagoas

 

Histórico: o grupo possui cerca de quatro anos, e nesse período realizou em 2006, o “I Congresso Espírita Universitário de Alagoas”, e em 2007 o “II Congresso Espírita Universitário de Alagoas”.

Atividades:

  • Estudo do Evangelho – Quintas das 20h às 21h, no Lar São Domingos, na sede da AME-Alaloas.
  • Curso básico de Medicina e Espiritualidade – ocorre sempre no 2º e 4º sábados de cada mês das 17h às 18h30.

    Departamento Acadêmico de Marília

     

    Histórico: o grupo chama-se Núcleo Universitário de Saúde e Espiritualidade Bezerra de Menezes, e foi inaugurado no dia 25 de abril de 2007.

    Atividades:

  • Estudo do livro “Alma da Matéria” da Dra. Marlene Nobre, juntamente com o “Livros dos Espíritos”, quinzenalmente, às quartas-feiras das 20:00h às 21:15h, na sala 17 da Faculdade de Medicina de Marília.
  • Está em andamento o projeto de pesquisa: “A abordagem da espiritualidade no contexto do cuidado à saúde e a relação entre coping religioso espiritual e saúde mental em pacientes do serviço de atenção primária à saúde” de autoria da Janaina Lopes Evangelista, sob orientação da Profª. Drª. Niura Ap.de M.R. Padula.

    Departamento Acadêmico de Uberaba

     

    Histórico: o nome do grupo é: Núcleo Universitário de Saúde e Espiritualidade Chico Xavier, e estamos formados há cerca de dois anos e meio.

    Atividades: reuniões semanais toda quarta- feira, às 19h, no prédio do Centro Educacional e Administrativo da UFTM. A reunião dura uma hora e meia. Na primeira meia hora estudamos o “Evangelho Segundo o Espiritismo”. Na hora seguinte fazemos o estudo de algum livro que fale sobre Saúde e Espiritualidade (já lemos o “Medicina da Alma” e agora estamos com o “A Alma da Matéria”). Cerca de uma vez por mês, abrimos essa hora final para temas “diferentes”, apresentados por um dos nossos membros (eutanásia, aborto, genética, etc.). Já realizamos um trabalho muito bonito, visitando as enfermarias do nosso Hospital Escola, levando mensagens de paz, amor e saúde, quinzenalmente.


    Departamento Acadêmico de Botucatu

     

    Histórico: o departamento acadêmico da AME – Botucatu possui cerca de quatro anos. Desde a nossa fundação, em 2004, nós realizamos anualmente o “Congresso de Saúde e Espiritualidade de Botucatu”. Nós também já tivemos o prazer de sediar, em 2006, o “III Congresso Nacional Universitário de Saúde e Espiritualidade”.

    Atividades:

  • Estudo em reuniões quinzenais, das 20:00h às 21:30h, sobre temas envolvendo saúde e medicina, preparados e apresentados por integrantes do grupo, na sala Marco Aurélio, Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP. Já estudamos o livro: “Alma da Matéria” da Dra. Marlene Nobre.
  • Semanalmente, toda quarta – feira às 18:30h, no templo de oração do HC, nós nos reunimos e depois visitamos algumas enfermarias do Hospital, para realizar preces junto aos pacientes.
  • Está em realização o projeto de pesquisa: “Interação medicina e espiritualidade: o perfil de estudantes e médicos da Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP”, de autoria de membros do departamento acadêmico.

    Departamento Acadêmico de Ribeirão Preto

     


    Departamento Acadêmico de São Paulo

     

Informe seus dados de acesso

Já é Assinante Ame+?
OU